Fase Novo Realismo

Novo Realismo
1999 à 2009


Título: Sibila de Cumas e Coca Cola     Dimensão: 80x100

     Em sua fase denominada novo ealismo,  Caio Santos pretende que suas pinturas sejam uma síntese das imagens que povoam o imaginário de toda sociedade contemporânea em uma leitura intimista, utilizando elementos da cultura universal somados a ícones do consumo.

                      Título: Psique e Pan "A inteligência se Apaixona pelo amor"                      Acrílica sobre Tela  Dimensão: 80x100



   Depois de absorver conceitos do surrealismo, abstracionismo e abstracionismo concreto, Caio Santos em sua trajetória investigativa tem sua atenção voltada ao que chamaremos Novo Realismo. As obras da atual fase de Caio Santos mescla fragmentos de ícones da arte clássica, do barroco, das histórias em quadrinhos,com, logomarcas do consumo de massa que integram a composição como simples variação do espaço em suas obras.


Título: A Sabedoria e a Justiça  "A Sabedoria sussurra no ouvido da Justiça ... Faça assim, faça assado...


       A releitura feita por Caio Santos não enaltece o domínio público, imagens impostas à sociedade que figuram como. Segundo ele, uma representação, retrato íntimo de cada um de nós, que crescemos passivamente entre imagens de publicidade entre slogans e jingles integrantes do dia a dia do homem nos grandes centros urbanos.





Títulos: Greta, Kirk,Merylin e 3 patetas
 Vocês pararam o mundo,ou melhor, entreteram a criatividade que está obesa tomando antidepressivos.


    A proposta de Caio Santos nessa fase é devolver ao espectador a singular apropriação que faz destes símbolos que são parte do mundo urbano. "Como urbanóide que sou, transcrevo sem reservas informações de obras de arte que povoam meu imaginário, faço uma leitura atualizada, leitura esta do ponto de vista de muitos, cuja experiência com a vida se dá unicamente através da televisão, dos jornais, gibis, rádios , livros, out-doors , internet , bus doors, entre outras mídias . É o momento de rever, todo volume cultural apropriar-se deste, absorvendo como conhecimento no sentido de superar para que possa se manifestar o novo a partir de uma visão real, a NOVA REALIDADE , que ainda não estamos acostumados ", revela o artista.


Título: Júpter, Ninfas e Coca Cola  "E a sede nunca acaba, sede de tudo ...."













Títulos: Simpsons, Mightor e Space Ghost   "Desenhos de épocas diferentes: melhora ou piora? Qualidade de desenho e qualidade de mensagem. Pense!
Título: Justiça e Thor   "Cansada, sentada. Martelo pesado, que só ele pode levantar".
Título: Sabor e ação.  "Acredite se quiser"  







Título: Gen 13, Porche e Boss  "Beleza, potência e poder"

Para ver mais obras desse fase visite:
INCCAS - Instituto Cultural Caio Santos
Av. Nova Cantareira,3752 - Tucuruvi - São Paulo
Fone: 2507-5812

Nenhum comentário:

Postar um comentário